Política Calote das emendas
Vereador Luiz Fernando aponta crimes de responsabilidade fiscal e moral do prefeito Emanuel Pinheiro com calote de emendas da saúde
O recurso está designado para a realização de mutirões de cirurgias eletivas, visando à redução da fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidade na cidade, o que incluiriam cirurgias ortopédicas, ginecológicas, oftalmológicas, e outras.  
21/05/2024 15h48
Por: Redação Fonte: Da redação
Reprodução

O vereador Dr. Luiz Fernando (UB) não poupou críticas ao prefeito Emanuel Pinheiro pela não liberação de 30 milhões de reais em emendas impositivas destinadas à saúde da capital mato-grossense. 

O recurso está designado para a realização de mutirões de cirurgias eletivas, visando à redução da fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidade na cidade, o que incluiriam cirurgias ortopédicas, ginecológicas, oftalmológicas, e outras.  

"É desumano e inaceitável ver o sofrimento daqueles que esperam por uma cirurgia enquanto o prefeito Emanuel Pinheiro brinca com a saúde pública dos cidadãos cuiabanos; lamentável esse descaso. Esse calote revela a completa incompetência administrativa na gestão fiscal da saúde", disparou o vereador. 

O atraso na liberação das emendas impositivas, segundo o vereador, não só prejudica diretamente os pacientes que aguardam por cirurgias há anos, mas também desrespeita uma obrigação legal e orçamentária aprovada pelo Poder Legislativo. Esta não é apenas uma questão de má gestão, mas também de responsabilidade fiscal e moral.

A inexecução das emendas impositivas poderia configurar crime de responsabilidade do prefeito,  incluindo a cassação do mandato, é preciso ter punição severa em caso de  descumprimento do orçamento aprovado para o exercício financeiro", enfatizou o vereador.

O parlamentar destacou ainda que não irá esperar a abertura de diálogo por parte do líder e vice-líder do prefeito nesse tema. “Sei que o presidente desta casa, Chico 2000, esta cansado e perdeu a paciência em tentar estabelecer com o prefeito o cronograma da execução das emendas e cirurgias, mas como membro da comissão permanente de saúde desta casa, tomarei as devidas providências contra o prefeito e a favor da população.  Estou verificando com a equipe da saúde do prefeito se existe já o devido cronograma para a realização das cirurgias, e mediante o levantamento feito, estudarei juridicamente medidas severas contra o prefeito. Quero e cobrarei por soluções mais imediatas, as cirurgias eletivas precisam acontecer para salvar vidas, a má gestão de Emanuel Pinheiro não pode fazer  mais vítimas na saúde ”, pontua o vereador.