Uma noite dedicada ao autoconhecimento, à reflexão e ao fortalecimento feminino reuniu mulheres na CDL Lucas, nesta terça-feira (18). Com o tema “Eu me conheço, eu me reconstruo – Rompa padrões e ressignifique histórias”, o encontro foi promovido pela CDL Mulher, em parceria com o Grupo Vida, e integrou a programação do Agosto Lilás.
A palestra foi conduzida pela psicóloga Mayara Techio, profissional com 16 anos de experiência e especialista em terapia cognitivo-comportamental, avaliação psicológica e terapia do esquema. Ao longo do encontro, as participantes foram convidadas a olhar para a própria trajetória, compreender comportamentos e identificar padrões que podem influenciar escolhas e relacionamentos.
A proposta foi criar um ambiente de conhecimento e conexão, mas também de questionamentos sobre como cada mulher se enxerga e se posiciona diante da própria história.
Para o presidente da CDL Lucas, Petronilio de Souza, a realização de eventos voltados às mulheres faz parte do compromisso da entidade em ampliar sua atuação junto à comunidade.
“Foi um excelente evento, organizado pela CDL Mulher, em parceria com o Grupo Vida, para trazer conscientização às mulheres. Tivemos a casa cheia, com a presença de uma excelente palestrante. Ficamos muito felizes com a confiança dos parceiros e com o apoio da nossa diretoria”, destacou.
Autoconhecimento como ferramenta de transformação
Durante a palestra, o autoconhecimento foi apresentado como uma ferramenta para compreender emoções, comportamentos e padrões construídos ao longo da vida. A proposta também esteve alinhada ao espírito do Agosto Lilás, período dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Ao propor a reflexão sobre histórias pessoais, o encontro buscou estimular as participantes a reconhecerem seus próprios limites, compreenderem suas escolhas e encontrarem caminhos para se posicionar com mais segurança e propósito.
Para a coordenadora da CDL Mulher, Marisa Belter, o resultado foi marcado pela conexão entre as participantes e pelo retorno positivo recebido após a atividade.
“Foi um momento de conhecimento, de conexão e, principalmente, de olhar para nós mesmas. Fico muito feliz em ver a CDL Mulher proporcionando momentos como esse, que agregam, fortalecem e deixam algo bom para a vida”, afirmou.
Segundo Marisa, os relatos recebidos após a palestra reforçaram a percepção de que o objetivo da iniciativa foi alcançado.
“Os feedbacks mostram que conseguimos alcançar mais uma vez o nosso propósito. Tudo isso só acontece porque existe parceria, dedicação e entrega de tantas pessoas envolvidas. Meu sentimento hoje é de muita gratidão por tudo que estamos construindo juntas”, completou.
O encontro contou ainda com apoio da OAB – Subseção de Lucas do Rio Verde, Grupo Vida e Conselho da Mulher, reforçando a união de entidades em torno de ações de conscientização, informação e fortalecimento feminino.
Com a mensagem “Mais consciência. Mais liberdade. Mais propósito”, a atividade encerrou a noite deixando para as participantes uma proposta que ultrapassa o ambiente da palestra: a de reconhecer a própria história, questionar padrões e compreender que reconstruir também pode ser uma forma de escolher novos caminhos.