Sábado, 27 de Novembro de 2021
065 9 93266372
Cidades Gestão do Foco

Rondonópolis registra redução de 46,5% no número de queimadas este ano

Os dados fazem parte do levantamento do Corpo de Bombeiros, por meio da Sala Descentralizada do Comando Regional Bombeiro Militar II

17/08/2021 16h59
Por: Redação Fonte: Valdeque Matos | Ascom
Divulgação
Divulgação

No período de 1º de janeiro a 1º de agosto deste ano, Rondonópolis registrou 265 focos de queimadas urbanas. Houve uma redução de 46,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2020, foram identificados 495 focos.  Os dados fazem parte do levantamento do Corpo de Bombeiros, por meio da Sala Descentralizada do Comando Regional Bombeiro Militar II.

A redução considerável no número de focos de queimadas é destacada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Leandro Bernardo Leite, como sendo resultado do trabalho conjunto feito pelas entidades que participaram do Comitê Municipal de Gestão do Fogo, que foi reativado.

“É uma grande vitória essa redução. Uma conquista que resultou da dedicação, do esforço, do aumento da fiscalização e do planejamento das ações de prevenção e mitigações de queimadas urbanas e incêndios na cidade de Rondonópolis, que estão sendo conduzidas pelas entidades ligadas aos Meio Ambiente que fazem parte do Comitê Municipal de Gestão de Fogo, que reativamos este ano”, comentou Leandro. 

A meta da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Sema) é seguir reduzindo o número de queimadas em Rondonópolis. Leandro cita que foram programadas várias ações dentro do comitê para coibir queimadas no município. Entre elas, a educação ambiental é uma das ferramentas de trabalho utilizadas para mostrar os riscos e os prejuízos causados pelo fogo. 

“Dentro do planejamento traçado para gestão do fogo no município está a campanha educativa de conscientização e preservação realizada dentro da plataforma videoaula junto às escolas das redes pública e privada, trabalhando com os estudantes a temática das queimadas”, assinala o secretário, acrescentando também a realização de campanhas na mídia local de orientação e conscientização da população sobre os perigos e consequências nocivas das queimadas urbanas e rurais. 

Ele também cita o trabalho de fiscalização realizada pela Semma e também do Departamento de Controle Urbano Secretaria Municipal de Receita nas notificações para limpeza dos terrenos baldios. “Também tem o trabalho realizado pelo Comitê do Fogo subsidiando os brigadistas civis e os treinamentos de capacitação dos indígenas para atuarem como brigadistas na Reserva Tadarimana”. 

Ao todo, 15 indígenas foram capacitados. “Na Reserva Tadarimana também foram implementadas algumas ações de prevenção e combate das queimadas na mata, como alargamento de estradas, visando servir de aceiros com a finalidade de prevenir a ocorrência de incêndio e a passagem do fogo”. 

 Ele comenta ainda que a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Gabinete de Apoio e Segurança (Gasp), firmou a parceria para contratação de brigadistas civis e militares para atuarem no combate às queimadas no período de estiagem, entre junho e outubro deste ano.

Outra ação considerada importante para o trabalho de prevenção e combate a incêndio foi a estruturação e operacionalização de uma Sala de Situação Descentralizada no Corpo de Bombeiros.

 “É feito lá o monitoramento diuturnamente do município, por meio de um programa de georreferenciamento que plota as imagens de satélite focos de calor e encaminha de imediato para equipes de campo possam atuar para conter o incêndio”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT

Rondonópolis - Mato Grosso

Sobre o município
Rondonópolis é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, localizado na região Sudeste do estado, a 210 km da capital Cuiabá. Possui 236 042 habitantes. Rondonópolis tem o segundo maior produto interno bruto do estado de Mato Grosso.
Cuiabá - MT
Atualizado às 20h06 - Fonte: Climatempo
33°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 35°

36° Sensação
11 km/h Vento
49% Umidade do ar
80% (23mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.