A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) anunciou a abertura de inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais, com ingresso no segundo semestre de 2024. As inscrições, que serão realizadas exclusivamente pela internet, neste link, estarão abertas entre os dias 15 e 20 de outubro de 2024.
Os candidatos interessados devem ter participado de pelo menos uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2014 a 2023, e utilizar a nota mais alta obtida nesse período para concorrer às vagas no novo edital da UFMT. O processo permite apenas uma inscrição por CPF. Confira aqui o edital completo.
O edital disponibiliza 1.352 vagas distribuídas nos campi de Cuiabá, Sinop, Araguaia e Várzea Grande. Há oportunidades em uma ampla gama de áreas, como Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Computação, entre outros.
As vagas estão divididas entre ampla concorrência e as ações afirmativas, com cotas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, além de vagas reservadas para pessoas com deficiência.
Para realizar a inscrição, os candidatos precisam obrigatoriamente ter uma conta ativa no sistema GOV.BR, plataforma de autenticação digital do governo federal. O processo seletivo será baseado nas notas do ENEM, e o sistema da UFMT selecionará automaticamente a maior pontuação obtida pelo candidato nos últimos dez anos. É imprescindível que as notas em todas as áreas do exame sejam superiores a zero.
Além disso, o candidato que tenha participado de mais de uma edição do ENEM não precisa escolher manualmente a melhor pontuação, pois o sistema fará isso de forma automática. Caso o candidato seja selecionado, ele deverá enviar, digitalmente, a documentação necessária, incluindo certidões, histórico escolar e outros comprovantes, durante o processo de matrícula online.
O cronograma do edital prevê a divulgação da lista de inscrições deferidas no dia 24 de outubro de 2024. As matrículas serão realizadas em etapas, sendo a primeira chamada prevista para o período de 1º a 6 de novembro de 2024. A matrícula será totalmente online, e os candidatos convocados terão um prazo de até 20 dias letivos, a contar do início do semestre, para confirmar sua vaga. Aqueles que não realizarem a matrícula dentro dos prazos estabelecidos serão automaticamente eliminados do processo seletivo, perdendo o direito à vaga.
Mín. 21° Máx. 37°