O Congresso Jurídico do UNIVAG se consolidou como um importante fórum de discussão para a comunidade jurídica, reunindo renomados juristas e acadêmicos para debater temas de extrema relevância para a sociedade. A coordenadora do curso de Direito, professora Danusa Balthazar de Andrade, destaca o objetivo de atualizar o Congresso, incorporando as últimas tendências do mundo jurídico.
"As temáticas abordadas são as mais relevantes e atuais, visando oferecer aos acadêmicos do UNIVAG o conhecimento mais avançado necessário para sua formação", disse.
Realizado nos dias 24 e 25 de outubro, a 2ª edição abordou temas como a capacidade processual dos animais, IA aplicada ao Direito, contratos relacionais e outros.
Durante a abertura, o advogado, Drº Luciano Figueiredo, palestrou sobre "A escalada de afeto: entre namoros, namoros qualificados, uniões estáveis e poliamor". "Os contratos relacionais, especialmente aqueles que envolvem vínculos afetivos e familiares, têm se tornado cada vez mais comuns e complexos. É fundamental entender as nuances entre cada um deles para tomar decisões mais assertivas e proteger os direitos de todos os envolvidos", afirmou.
Drº Luciano enalteceu a 2ª edição do Congresso Jurídico e afirmou que o UNIVAG, mais uma vez, demonstra seu compromisso com a inovação e a internacionalização.
"A possibilidade de promover um intercâmbio cultural, onde podemos trocar ideias e experiências, é fundamental para o nosso crescimento como instituição e como sociedade. Eventos como este demonstram o compromisso da UNIVAG com a excelência acadêmica e com a construção de um futuro mais promissor para todos nós. Parabéns a todos os envolvidos", disse.
Em seguida, a "A Inteligência Artificial Aplicada ao Direito" foi o tema da palestra do conselheiro Moacyr Rey Filho, presidente da Estratégia Nacional do MP Digital e da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Em sua apresentação, o conselheiro demonstrou como a Inteligência Artificial (IA) está sendo aplicada para melhorar a eficiência na gestão de processos no Ministério Público.
"A IA está, de fato, revolucionando a forma como trabalhamos em todas as áreas, e o Ministério Público não é exceção. A sua perspectiva sobre a automatização de tarefas operacionais é extremamente pertinente. A confecção de peças jurídicas, a elaboração de relatórios e a transcrição de áudios e vídeos são atividades que consomem muito tempo dos profissionais do Direito. A IA, com sua capacidade de processar grandes volumes de dados e aprender com eles, pode otimizar significativamente essas tarefas, liberando os membros do Ministério Público para se dedicarem a atividades mais estratégicas e complexas", pontuou.
O conselheiro pontuou ainda a relevância do Congresso Jurídico do UNIVAG para a capacitação e aprendizado dos profissionais. "É fundamental que nos capacitamos e nos eduquemos nesse novo cenário, pois a inteligência artificial não apenas desmistifica antigos medos, como também abre um leque de oportunidades. Ao invés de substituir profissionais, a IA os complementa, tornando-os mais eficientes e estratégicos. Aqueles que souberem utilizar essa ferramenta com maestria serão os protagonistas da transformação do mundo jurídico", afirmou.
Para a aluna Vitória Natália Araújo, do 9º semestre, o Congresso representa muito mais do que um evento acadêmico. “É uma oportunidade única de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e de entrar em contato com profissionais renomados da área”, afirmou a futura advogada. “As palestras são inspiradoras e nos ajudam a traçar um caminho mais claro dentro do vasto universo jurídico. Além disso, o networking é fundamental para construirmos nossas redes de contato e darmos os primeiros passos na carreira”, acrescentou Vitória.
O evento contou com uma programação abrangente, que abordou também temas como os fundamentos constitucionais do Júri, os desafios do direito à mentira no processo penal, a inovadora discussão sobre a capacidade processual dos animais e a complexa questão da instabilidade jurisprudencial. A presença de renomados especialistas, como o Dr. César Danilo de Novais, Dra. Ana Cristina Mendonça, Drº Luiz Fernando, Drº Vicente de Paula Ataíde Júnior e Drº Luiz Dellore garantiu um alto nível de debate e aprofundamento das temáticas.
Compromisso com a qualificação
O Congresso Jurídico 2024 está dentro do propósito do UNIVAG de oferecer uma educação profissional qualificada, com projeto pedagógico inovador, que traz diferenciais para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, enriquecendo sua trajetória de formação.
Vice-reitor do UNIVAG, professor Flávio Foguel pontua que o Congresso é um claro reflexo do compromisso do curso de Direito com a excelência acadêmica e a atualização constante.
“Ao proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico, que vai além da sala de aula, e convidar profissionais renomados do mercado, oferecemos aos nossos alunos a oportunidade de expandir seus conhecimentos e estabelecer conexões valiosas. A participação massiva de quase 1.500 pessoas, incluindo estudantes de outras instituições e advogados formados, demonstra o sucesso do evento e seu impacto na comunidade jurídica", afirmou o vice-reitor.
O diretor da Área de Conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas, professor mestre Peter Wilhelms, disse que a presença massiva de participantes demonstra o reconhecimento da importância da ciência e da pesquisa no âmbito jurídico.
"Com o sucesso da primeira edição, temos a certeza de que muitas outras virão, sempre com o objetivo de superar as expectativas e oferecer aos nossos alunos e à comunidade jurídica um evento cada vez mais completo e relevante”, disse.
Mín. 23° Máx. 32°