Um médico de 67 anos foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (16) após assediar sexualmente uma paciente durante o atendimento de saúde que acontecia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos, em Cuiabá.
A paciente, uma mulher de 32 anos, gravou o momento em que o médico fazia o atendimento. Na gravação o médico pede um hemograma completo, dá um atestado à paciente e, em seguida, pede um beijo à mulher. "Agora me dá um beijinho", diz ele.
Embora a vítima fale claramente por diversas vezes a palavra “não”, dizendo que ali não era lugar. Ele insiste: "Dá sim, dá sim". Pelo áudio é possível ouvir um barulho semelhante a um beijo.
Em outro momento do áudio é possível ouvir que o profissional fala: “Não esquece de mandar um oi para mim”. No fim do áudio, após sair do consultório, a mulher chora com a situação.
Após o fato, o áudio circulou nas redes sociais rapidamente.
A Polícia Militar foi acionada pela coordenadora da UPA. No local eles conversaram com a vítima e com o suspeito. Ele foi encaminhado para a delegacia.
Para preservar a vítima, a identidade dela não foi revelada.
O médico, que também não teve a identidade revelada até o momento, vai passar por audiência de custódia.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) garantiu que irá acompanhar o caso para instaurar uma sindicância administrativa e assim tomar as providências legais que o caso requer.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde - SMS informa:
- Na manhã desta segunda-feira (16), um médico da UPA Pascoal Ramos foi detido após a coordenadora da unidade ser procurada por uma paciente, que apresentou uma denúncia contra o profissional.
- Diante da gravidade da situação, a coordenadora acionou imediatamente a Polícia Militar, que conduziu o médico à delegacia para os devidos procedimentos. O teor da denúncia está sob investigação pelas autoridades competentes.
- A SMS aguarda o desdobramento das apurações realizadas pela delegacia para instaurar uma sindicância administrativa e tomar as providências cabíveis, de acordo com os protocolos legais.
- Para garantir a continuidade do atendimento, outro médico foi designado para cobrir o plantão da unidade.
- A SMS reafirma seu compromisso com a transparência e a integridade na prestação de serviços de saúde à população.
Mín. 22° Máx. 32°