
A programação dedicada à pecuária dentro do Show Safra Mato Grosso promete movimentar produtores, técnicos e empresas do setor durante a feira realizada em Lucas do Rio Verde. Com uma agenda que reúne palestras técnicas, painéis de debate e leilões de genética, o espaço busca discutir desafios sanitários, tendências econômicas e estratégias de integração entre lavoura e pecuária, reforçando o papel do sistema produtivo integrado no agronegócio mato-grossense.
A iniciativa também dialoga diretamente com o perfil produtivo da região. Embora municípios agrícolas do Médio-Norte, como Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e Tapurah, não concentrem os maiores rebanhos bovinos do estado, eles se destacam pela adoção de modelos intensivos de produção, com forte presença de integração lavoura-pecuária e cadeias industriais de proteína animal. Dados da Pesquisa da Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que Lucas do Rio Verde e municípios vizinhos possui cerca de 350 mil cabeças de bovinos.
Por meio do Show Safra Pecuária, o evento busca destacar o potencial da atividade no Médio-Norte ligado à integração com a agricultura e à disponibilidade de grãos para alimentação animal, o que favorece sistemas de confinamento e semi-confinamento. O cenário abre espaço para expansão da produção de carne dentro de áreas agrícolas consolidadas.
Segundo o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, o objetivo da feira é justamente estimular esse avanço tecnológico. “O Show Safra foi pensado para integrar as cadeias do agro e mostrar que a pecuária pode evoluir junto com a agricultura, aumentando produtividade e sustentabilidade nas propriedades”, afirmou em declarações públicas sobre a feira.
Programação diversificada
As atividades começam na segunda-feira, 23 de março, com a abertura oficial dos portões do espaço da pecuária pela manhã. À tarde, o público acompanha palestra do especialista Ricardo Arantes, trazendo reflexões sobre o cenário do setor e oportunidades para os produtores que buscam ampliar produtividade e eficiência nas propriedades rurais.
Um dos momentos mais aguardados da programação ocorre na terça-feira, 24 de março, durante o chamado “Peccus Day”. A proposta é aprofundar discussões sobre a produção de carne em áreas agrícolas, tema cada vez mais presente nas propriedades da região Centro-Norte de Mato Grosso.
O painel “Produzir arroba onde a lavoura é protagonista: limites e oportunidades da integração lavoura-pecuária” reunirá especialistas como Welton Cabral, Flávio Rezende e Maurício Tonha. O debate deve abordar os ganhos de eficiência proporcionados pelo uso integrado do solo, modelo que vem crescendo em regiões agrícolas e que contribui para intensificação sustentável da produção.
Sanidade animal e mercado também entram na pauta
A quarta-feira, 25 de março, será marcada por uma série de palestras técnicas promovidas pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrismat), com foco em sanidade animal e perspectivas de mercado.
Entre os destaques está a apresentação de Pedro Filsner, gerente nacional de serviços veterinários da Ceva Saúde Animal, que falará sobre atualizações diagnósticas e os desafios enfrentados no campo. Na sequência, a médica veterinária Tatiane Fiuza abordará a salmonelose, discutindo a doença desde o ambiente de produção até a segurança alimentar. Já o analista Fernando Iglesias trará uma análise das tendências macroeconômicas para a suinocultura em 2026 no Brasil e em Mato Grosso.
Ainda na quarta-feira, a programação inclui o tradicional leilão da Estância Bahia Leilões, reunindo genética de destaque para criadores da região.
Leilões movimentam genética e negócios
Além das discussões técnicas, a programação da pecuária no Show Safra também contempla eventos voltados à comercialização e ao melhoramento genético. Na quinta-feira, 26 de março, ocorre o leilão de cavalos, reunindo animais selecionados e atraindo criadores e investidores do setor.
Já na sexta-feira, 27 de março, o destaque é o leilão de touros, encerrando a programação da pecuária com foco no fortalecimento genético dos rebanhos e na geração de negócios dentro da feira.
Com essa agenda, o espaço dedicado à pecuária dentro do Show Safra reforça a integração entre diferentes cadeias do agronegócio, ampliando o debate técnico e estimulando oportunidades de negócios para produtores que buscam maior eficiência e competitividade no campo. Em uma região marcada pela força da agricultura e pela crescente industrialização da proteína animal, o evento consolida-se como um ambiente estratégico para impulsionar a modernização da pecuária no Médio-Norte de Mato Grosso.
Sobre o Show Safra Mato Grosso
O Show Safra Mato Grosso é realizado anualmente no mês de março na sede da Fundação de Pesquisa Rio Verde, idealizadora da feira e que está localizada na MT-449, em Lucas do Rio Verde-MT.
Reconhecido nacionalmente por reunir tecnologia, inovação e oportunidades de negócios, o evento conta com uma programação diversificada, estruturada em núcleos temáticos como Show Safra Aero, Show Safra Mulher, Show Safra Pecuária, Show Safra Connect, Show Safra Negócios e Show Safra Agro 360.
Na edição de 2026 a grande novidade está na estreia do Show Safra Educação, ampliando o diálogo entre o campo, o conhecimento e as novas gerações.
Mín. 23° Máx. 31°