Sábado, 27 de Novembro de 2021
065 9 93266372
Geral Mato Grosso

Corpo Musical da PM celebra aniversário com live e apresentação no Sesc

Com o repertório eclético, os policiais militares do Corpo Musical dividiram o palco com artistas regionais e nacionais

21/10/2021 14h45
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
- Foto por: Soldado Vínicius /CCSMI-PMMT
- Foto por: Soldado Vínicius /CCSMI-PMMT

A Polícia Militar de Mato Grosso comemorou 129 anos do Corpo Musical na noite de quarta-feira (20), levando cultura, música de qualidade e alegria ao palco do Sesc Arsenal, em Cuiabá. O evento foi abrilhantado com a presença do público e de internautas que de casa acompanhavam a live transmitida pelo canal TV-PMMT no Youtube.

O show de aniversário da Banda da PM, comandado pelos apresentadores tenente-coronel Hadassah Susana e tenente-coronel Dionys Lavor, reuniu artistas nacionais e regionais. Com o repertório eclético, os policiais militares do Corpo Musical dividiram o palco, com artistas de renome como Flor Ribeirinha, PM Show, da Polícia Militar do Estado de Goiás, Seleucia Anjos, Coral Mãos Que Encantam, Bruno Cerqueira e o bombeiro militar Tiago Roseno.  

Durante a transmissão da live, o comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, e o diretor Regional do Sesc de Mato Grosso, destacaram que a parceria leva música, alegria e interação à toda população através de ações sociais como projeto “Ouça na Janela” e as apresentações no Sesc. “O nosso Corpo Musical marca o passo e compasso das nossas solenidades e eventos. E com a internet conseguimos levar a alegria em um momento delicado, que foi a pandemia, com ações em hospitais, órgãos públicos, entidades e para municípios do interior”, destaca coronel Assis. 

O comandante da Banda PMMT, tenente Marcelo da Silva Lima, diz que o aniversário sela todo um trabalho realizado pelos integrantes da banda até hoje. “Esse reconhecimento do Corpo Musical da PM gera aproximação com a população e também com outras instituições como o Sesc e as Polícias Militares, como a do Estado de Goiás, que veio comemorar aqui com a gente. Toda essa interação ajuda a socializar o conhecimento e aperfeiçoa os nossos músicos”.

O subregente-geral do grupo PM Show, capitão Marcelo Furtuoso, da Polícia Militar de Goiás, conta que a Polícia Militar de Mato Grosso foi uma porta aberta para todos. “Esse sucesso da PMMT está contagiando todos nós policiais. É troca de conhecimento e experiência, que desperta nos comandantes a vontade de dar ainda mais visibilidade às bandas militares das instituições. Esse trabalho que fazemos é de segurança pública preventiva, ficamos mais próximos da população”, afirma o capitão.

Tropa mais antiga 

Em 1892, ainda chamada de Banda da PM, o grupo contava com 16 praças, os policiais-músicos tinham que garantir apenas a marcialidade dos eventos promovidos pela Polícia Militar e oferecer entretenimento às praças aquarteladas.  Em 2007, a banda se tornou Corpo Musical, ampliando as possibilidades de formações musicais, com um número maior de integrantes e um repertório musical mais amplo com a criação da Orquestra Popular Homens do Mato e do Núcleo de Choro.

Em 2020, os 56 integrantes do Corpo Musical guardaram os instrumentos e somaram forças na Operação Dispersão da PM, no combate a proliferação do coronavírus. Conforme a pandemia acalmava, os policiais planejavam apresentações em forma de live e um novo repertório para continuar levando a alegria à população. A inovação do Corpo Musical levou bem estar para a internet, programas de televisão e para as redes sociais, como no Instagram que já conquistaram mais de 100 mil seguidores. 

O Núcleo Popular, por exemplo, criou novos projetos, como o “Sextou”, que leva animação e interação a órgãos públicos, entidades com gravações de vídeos irreverentes embaladas com músicas que estão fazendo sucesso.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cuiabá - MT
Atualizado às 22h29 - Fonte: Climatempo
30°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 35°

33° Sensação
7 km/h Vento
62% Umidade do ar
80% (23mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.