Outra situação é quando os candidatos que conseguem melhorar sua performance nos debates ou nas propagandas eleitorais nos dias finais podem ganhar um impulso significativo.
"Receio" do entrevistado
Importante ressaltar que toda pesquisa realizada pelo Instituto Percent Brasil é mantida no anonimato. Muitos eleitores, mesmo em pesquisas anônimas, acabam não revelando suas verdadeiras intenções de voto, seja por medo de repercussões sociais, seja por insegurança ou pressão social em torno de suas escolhas políticas.
Em um cenário político altamente polarizado, eleitores podem temer expressar seu apoio a certos candidatos por receio de represálias ou críticas, mesmo em um ambiente de pesquisa anônima. Isso pode levar a uma discrepância significativa entre as intenções de voto reveladas nas pesquisas e os resultados reais das urnas.
Ronye Steffan diretor da Percent Brasil explica que: "As empresas e institutos de pesquisa tentam ao máximo informar os eleitores sobre a evolução dos candidatos durante o período eleitoral. Dessa forma apresentam o retrato informacional do momento, mas durante as eleições esse retrato pode mudar, e apresentar informações diferentes de uma semana para outra. Esses resultados podem alterar de forma repentina no dia das eleições , como foi o caso em Cuiabá, Várzea Grande e em Goiânia, onde o candidato Fred Rodrigues estava em sexto lugar nos levantamentos, mas acabou em primeiro lugar indo para o 2° turno das eleições junto com Sandro Mabel, que ficou em segundo lugar nas urnas, com uma receita milionária de campanha e apoio do governador Ronaldo Caiado”, explicou.
Pesquisa Percent
Embora o resultado das urnas para prefeito de Cuiabá tenha sido uma surpresa em relação à pesquisa do Instituto Percent Brasil, o desempenho da empresa em outros municípios reforça sua credibilidade. Nesta reta final, a pesquisa acertou a vitória dos candidatos de 10 municípios, sendo oito em Mato Grosso e dois em Goiás, demonstrando que, em grande parte, suas projeções estavam em sintonia com a realidade eleitoral dessas regiões.
Esses acertos em diversos municípios sugerem que, mesmo com a discrepância em Cuiabá, o trabalho da Percent Brasil foi bem-sucedido em captar a tendência de voto em outras localidades. As pesquisas eleitorais, embora não sejam uma previsão exata, com uma margem de erro limitada a 2,83% para mais ou para menos, são ferramentas importantes para identificar o comportamento dos eleitores.
Ronye Steffan também explica que em Cuiabá a amostra utilizada é de 1.200 entrevistas presenciais, eleitores abordados em residência, essa amostra pode não ter sido suficiente para pegar esse crescimento do candidato Abilio e Lúdio, e o declínio de Eduardo Botelho. “Em nenhum momento a intenção é de passar um resultado irreal ao eleitor, pode ser uma falha amostral, de alcance a um percentual mais abrangente de eleitores”. Ronye Steffan completa que “para as grandes cidades vamos rever nossa amostragem, vamos passar a trabalhar com aproximadamente 5 mil entrevistas, vimos que quanto mais pessoas entrevistadas, mais se aproxima da realidade”, concluiu.
Acompanhe abaixo os gráficos dos resultados da Percent Brasil e urna das maiores cidades de Mato Grosso e Goiás:
Divulgação: Assessoria de Imprensa
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